domingo, 15 de maio de 2011

Psicóloga x Cazuza!



Uma psicóloga que assistiu ao filme escreveu o seguinte texto: “Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora: “As pessoas estão cultivando ídolos errados. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?”. Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível. Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado”.

Ela prossegue: “No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. São esses pais que devemos ter como exemplo? Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora. Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.

Em sua análise mais drástica ela diz: “Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não. Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou. Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria? Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor”.

Ela deixa um alerta: “Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi conseqüência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário? Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre”.

Karla Christine - Psicóloga Clínica

Reações:

15 comentários:

Filho Manfredini disse...

Que bela sociedade temos para compararmos e termos como exemplo!
Atire a primeira pedra os não marginais segundo nossas lêis brasileiras! Querer crusificar alguem que opitou por ete estilo de vida! è realmente de uma burrice incondicional. Cultuar Cazuza? O filme retrata as clareza de uma opção do personagem. Insentivo e opção a usar as drogas temos em todo o momento e instante. E não acredito q a filha dessa tal Psicologa vá utlizar drogas por causa do filme, p q se for isso mostra tambem o quanto um mau mãe ela é!

Pedro França disse...

Que titulo ridículo psicóloga x cazuza realmente o fato de ser psicóloga não quer dizer q seja melhor que alguém a ponto de diminuir seu trabalho falando tamanha burrice preconceituosa afinal realmente ele viveu na margem da sociedade (essa que ela julga construir) mas viveu intensamente (e pagou por isso) e justo por ter vivido com tanta força foi capaz de criar suas obras com tamanha intensidade e mesmo que não fosse filho de um diretor de gravadora um trabalho dessa grandeza cedo ou tarde faria o sucesso que fez. E como consideração final talvez essa filha devesse usar umas droguinhas de vez em quando assim seria mais fácil suportar uma mãe burra e careta como essa.

Monize Ribas disse...

que ridícula, fala sério Cazuza era foda e sempre vai ser, se não te agrada pq foi ver o filme então, psicologa ? aonde vc se formou? pq desse jeito , só apelando mesmo pra falar mal de alguém que já se foi,ahh se enxerga !

Anônimo disse...

Sra Psicóloga, a Sra reparou na foto que ilustra este sua infeliz análise? Percebeu a simbiose entre o estado físico castigado por uma doença grave e o semblante altivo de quem é dono de si? Conhece alguém que expôs a sua doença com tanta coragem? Ainda mais uma doença que carrega um estigma de preconceito tão grande, como a AIDS? Conhece outra pessoa que teve culhões para isto? Sabe como se chama a isto? EXEMPLO...

Gleice Nunes disse...

Nao sei se voce e uma psicologa ou uma crente ignorante, antes de opinar sobre determinados temas voce deve estudar ou ao menos conhecer. Cazuza era um poeta, nao era hipocrita como a sociedade na qual vivemos, voce deveria e enfiar voce e sua filha numa bolha, talvez la voce consiga seu modelo de sociedade.

Soraya disse...

DRª KARLA, NÃO LIGUE PARA OS COMENTÁRIOS DESSAS 5 PESSOAS, POIS COM CERTEZA NÃO SÃO PAIS, DEVEM SER UM MONTE DE ADOLESCENTES SEM LIMITES QUE ACHA QUE FUMAR, CHEIRAR, BEBER É O QUE HÁ DE MELHOR NO MUNDO. NINGUÉM É OBRIGADO A VENERAR UMA PESSOA SÓ PORQUE PEGOU UMA DOENÇA INFELIZ E MORREU. CITO AQUI RENATO RUSSO QUE ERA GAY ASSUMIDO, TAMBÉM CONTRAIU AIDS E ERA UM POETA QUE ARRASTOU MULTIDÕES, SEM PRECISAR AGREDIR A SOCIEDADE COM FALTA DE RESPEITO. CONCORDO QUE A PODRIDÃO ESTÁ AÍ PRA TODO MUNDO VER, NEM POR ISSO TODOS FAZEM O QUE É ERRADO. A SENHORA TEM TODO O DIREITO DE FALAR O QUE PENSA, ISSO É DEMOCRACIA E QUEM NÃO GOSTOU, ESPERA ATÉ VER UM FILHO SEM LIMITES SE MATANDO AOS POUCOS E DEPOIS DIGAM QUE ACHARAM BONITINHO E FOFINHO. SINCERAMENTE O POVO PRECISA É DE MAIS EDUCAÇÃO E DISCERNIMENTO. ADOREI SUA POSTURA, PARABÉNS!

Monize Ribas disse...

Ele pelo menos foi alguém na vida, e sua mãe esteve presente até o fim, SABE DO QUE O POVO PRECISA?? DE PARAR DE JULGAR! A TUA OPINIÃO NÃO VAI MUDAR EM NADA PORQUE EXISTEM 570.479 PESSOAS QUE AMAM CAZUZA, E SENTEM A MUSICA INVADIR A ALMA QUANDO ESCUTAM UMA MELODIA DELE,EU TRABALHO COM MUSICA E VOCÊ COM ESSA IGNORÂNCIA NUNCA VAI SABER DO QUE EU ESTOU FALANDO

Sóbrio disse...

QUEM É A FAVOR DELE QUE USEM DROGAS QUE PARTICIPEM DE ORGIAS E BEBAM ENTÃO ATÉ CAIR, MORRAM FILHOS DA PUTA TEM MILHÕES PRA NASCER E VCS NÃO VÃO FAZER FALTA, PROMISCUIDADE TEM SEU PREÇO - CAIXÃO

Anônimo disse...

Qual o problema dessas pessoas?Falando sério...Cazuza foi um ser fantastico que fazia musicas incriveis,sou muito fã dele...Muitos artistas caem em drogas,não só o Cazuza.Enfim,eu só fim deixar aqui o meu eterno VAI TOMA NO CU pra essa piscicólogazinha de merda!

Anônimo disse...

claro , tive q ter um longo papo com minha filha ok?.. por que a todo momento o filme fala pra todo mundo que ver fazer o mesmo,( como se nao tivesse escrito que so relata a vida dele) mais uma vez , brasileiros me surpreenderam com as suas estupides , como ela mesmo diz " Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?” claro, vou agora cultivar MR.CRATA por que as musicas dele foi realmente muito elaboradas , e muito profundas.. NINGUEM em nenhum momento do filme disse pra fazer o mesmo, so uma adolescente estupida a sua filha vai achar isso certo de fazer, e so voce escrota acha que ela pode ver um filme desses.. realmente a sua burrice me encanta ,serio..“Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi conseqüência da educação errônea a que foi submetido' claro, os pais do cazuza ia proibir o filho ADULTO a fazer sexo, obvio isso .todo pai faz isso.. cazuza nao morreu por falta de educação ,voce mesmo deve ter visto no filme ELE MORREU DE AIDS BURRA.. com as minhas sinceras gargalhadas ,um bj pra sua burrice em postar isso.. kkkkkkkkkkkkkkkk'

Anônimo disse...

mais uma pessoa frustrada que tenta aparecer ou se exibir falando merda, pra que assistiu o filme? aonde essa mulher se formou? que conceito de marginal é esse? o dvd pirata que você assiste também é crime, assim como o sistema operacional falso que você usa também é crime! quem é essa mulher pra julgar? se ela precisou explicar algo a filha é por que a filha é igual ou fazia pior que o cazuza, pois o filme mostra apenas seu comportamento, ninguém disse pra fazer igual, mulher patética, psicologa frustrada e incompetente, precisa fazer análise!

Psicóloga de Verdade disse...

Nossa tem certeza que você é psicóloga? Pelo amor em filha... Volta pra faculdade! Da até vontade de te denunciar ao CRP!!!

Anônimo disse...

O Cazuza é ídolo, viveu por ele e morreu por ele, não foi abandonado por ninguém, nem por família e muito menos pelos amigos. Dizer que ele era um marginal ? Acredito que não tenha sido, na década de 80, o que ele representou foi um adolescente que nunca precisou de regras pra sobreviver, teve suas consequências ? Claro que teve, mas nunca se arrependeu. Mimado ? todo filho é, independente da sua criação ou classe social. Nunca trouxe dor á ninguém, e com seus pensamentos, trouxe reflexões mais fortes do que muito psicólogo de merda traz. Engulo esse texto de lixo que você acha que fez, engula sua opinião toda, se é que podemos chamar isso de opinião. Está preocupada cm seus filhos ? Preocupe-se mesmo, afinal, uma mãe que não tem cultura, e que escreve qualquer porra na internet achando que vai conseguir vira um país, ou até mesmo o mundo, tem que ter medo mesmo, medo do que vai transformar seus filhos se seguirem suas idéias escrotas e nojentas.

Anônimo disse...

"Te chamam de ladrão de bicha de maconheiro..."
na verdade ele era tudo isso... daí fazia uma letrinha bonita... em uma época que como bem dito pelo redator, não eram todas as pessoas talentosas que tinham acesso a grandes recursos de gravadoras... então o delinquente grava suas poesias e justifica sua arruaça!
Oras.... valores invertidos.... não é atoa que morreu do jeito que foi... Sexo sem limites, drogas, álcool... já viu né? Realmente não acho que o cara deve ser idolatrado... nem ser um grande exemplo... um Poeta talvez... um exemplo... nunca!

Monize Ribas disse...

se mata cara, você não tem noção do que é musica!!